Pular para o conteúdo principal

A CASA OBLÍQUA - CAP. XXXI

“Estava muito tensa nos últimos dias da gravidez. Meu pai arranjara um emprego para Júlio, no banco. Não era nada muito importante, mas preenchia as suas horas de solidão. Ele parecia sempre distante de nós, ensimesmado, sempre pensando no que lhe acontecera. Não se habituava à situação, como se a experiência o deixasse diferente do que era, hoje, um homem amargo e triste. Minha mãe às vezes, pensava tratar-se de Saymon ou outro clandestino que eu acolhera em casa. Deixara praticamente a lida da casa ao meu encargo. Tínhamos uma empregada, que nos ajudava, cuja presença me tirava um pouco da solidão.

Infelizmente, naquele dia, não havia ninguém em casa, a não ser minha mãe e eu. Não tive a quem recorrer, a não ser a ela, que demonstrava um interesse inusitado por minha situação, o que produzia em mim um certo temor. Nunca esquecera a sua atitude, quando denunciara Saymon.”

Moema ouviu os gemidos de Luisa. Sabia que as dores do parto não tardariam. Também as dores da alma eram terríveis, pensou. Ficou imóvel, à espreita. Da escada do porão, aguçava o ouvido e a mente. Os olhos perscrutavam em volta, como se tentasse achar uma saída. Em seguida, os gritos da filha, chamando-a. Então subiu lentamente a escada e na cozinha, destampou com cuidado a jarra, derramando a água fresca no copo, enchendo-o, observando a água embeber a toalha branca, mas tingindo-se de vermelho, como sangue, sujando-lhe as mãos e atingindo o corpo.

Mais um grito, mais um chamado. Então Moema empurrou o copo, atirando-o ao chão, estilhaçando nos ladrilhos.

O cenário mudou repentinamente. O sangue desapareceu, a luz invadiu pelas frestas e ela respirou, aliviada. Arrumou o cabelo, empurrando-o com os dedos para trás. Ergueu a cabeça e aproximou-se do fogão, pondo a água a aquecer. Depois disso, foi ao encontro da filha.

Luisa caminhava com dificuldade, segurando a barriga, como se protegesse o filho. Pediu que a mãe ligasse para o Doutor Osvaldo.

Moema aproximou-se, amistosa, colocando delicada, a mão na barriga.

— Não se preocupe. Quando a hora chega, tudo acontece.

— Eu sei, sei que está na hora. Por favor, mamãe.

— Mas eu já liguei para o Doutor Osvaldo. Você viu como está o tempo? Está com cara de chuva; não deve vir. Um homem na idade dele, não deve se arriscar.

Luisa afastou-se, assustada.

— Não é possível, então precisamos chamar o papai ou o Júlio.

— Eu estou aqui. Sou sua mãe.

— Não, não quero. Você vai matar o meu filho! Você nunca quis esta criança!

Moema afastou-se, sorrateira, fechando a porta do quarto atrás de si.

Clara tentou correr até ela, mas não teve tempo. Bateu desesperada, pedindo socorro. Suplicava que ela abrisse, em desespero.

Moema sorria, acenando a cabeça em tom de censura. Voltou para a cozinha e preparou um chá. Sentou-se à mesa, abriu um vidro de biscoitos e ficou ali, contemplando a xícara, examinando detidamente seu desenho, o formato em curvas, o friso dourado. Deixou-a sobre o pires e concluiu:

— É um belo exemplar.

Luisa olhou em torno, em pânico. Sabia que precisava acalmar-se, tinha de tomar uma atitude. A vida de seu filho dependia dela. Só havia uma saída, a janela que dava para a área de iluminação, da qual teria acesso à sala, se tivesse sorte que a outra abertura também estivesse aberta.

Então, empurrou a cama devagar, tentando não fazer algum ruído que alertasse a mãe. De repente, as dores voltavam e se contorcia, suava muito e aguardava que amainassem. Muniu-se de um candelabro de bronze, caso precisasse quebrar as vidraças e acessou o parapeito da janela, sentando-se para se recuperar do cansaço. Logo, atirou-se, desequilibrando-se entre vasos de flores e arbustos, ferindo as pernas nos espinhos e galhos.

Atravessou ansiosa e prostrou-se frente à outra janela, que dava para a sala.

Luisa começou a chorar, sentindo que as forças faltavam e que morreria ali, que perderia o filho do qual Saymon jamais saberia da existência.

Pensando desta forma, reagiu, investindo numa chance, mínima que fosse. Como imaginara, a janela estava fechada, felizmente, com as venezianas e postigos abertos. Puxou um vaso com raiva, apoiou-se nele, erguendo-se e atingiu os vidros com força. Quebrando-os, enfiou a mão, puxando o ferrolho. Ato contínuo, empurrou rapidamente as vidraças, segurando-se no caixilho e subindo num esforço sobre-humano, conseguindo jogar-se para dentro do cômodo. Correu ao rádio, pedindo socorro.

Sua voz fraquejava, as dores voltavam intensas. Sentia-se desmaiar, mas usava a energia que dispunha para superar os seus limites. Precisava se comunicar, algum dos amigos a ouviria e a salvariam. Custou-lhe conseguir uma frequência que houvesse registros mais próximos.

Até que finalmente, alguém ouviu o seu pedido de socorro. Era um radioamador, como tantos, conhecido de seu pai e dela própria. Perguntou-lhe insistente de que falava, já que não a entendia com precisão. Clara não conseguia falar, apenas balbuciava que estava grávida, que chamassem o pai no banco, que a ajudassem. Mas sua voz soava distante e fraca.

De repente, um arrepio de terror percorreu-lhe o corpo. Uma mão pesada pousava-lhe nos ombros, puxando-a para trás. Moema a olhava com extrema compaixão. Luisa tentou afastar-se. Moema a segurou, furtiva. Olhava-a fixamente nos olhos, exalando o hálito forte, enquanto falava.

— É tarde demais. Você não vai ter este filho, Luisa. Você não vai criar um filho de estrangeiro dentro desta casa! Um nazista nojento!

Luisa retrucava com dificuldade:

— Eu vou morrer também, mamãe. Se não tiver ajuda, eu vou morrer.

— Pois que morra! Assim, pagará a vergonha que me fez passar! – Terminava a frase, soltando-a num movimento ríspido. Luisa desequilibrou-se, caindo. Moema afastava-se, rapidamente. No olhar, um brilho indefinido. Bateu a porta com força.

Luisa ouvia seus passos em direção à cozinha e logo em seguida, descendo a escada do porão. Sentia-se desfalecer, mas lutava em manter-se lúcida.

A voz do rádio cessou. Ela tentou levantar-se, apoiando-se no móvel em que estava o rádio. Tentava comunicar-se, mas a onda se desvanecia a todo momento, ouvindo-se apenas sons misturados, conversas que se deslocavam no espaço. Caiu em pranto convulso. Ficou ali, na cadeira, as pernas entorpecidas, os olhos cansados, um abandono no corpo.

De súbito, ouviu batidas ao longe, muito longe, quase não conseguia distinguir. Barulho de chave e maçaneta. Sentia-se confusa.

As vozes emudeceram. Nem percebera que aumentavam, alteradas. Pessoas corriam, telefonavam, ligavam o automóvel, seguravam-na.

Estava salva.

Comentários

PULICAÇÕES MAIS VISITADAS

Estranha obsessão : um filme de muitas perguntas e poucas respostas

Estranha obsessão (2011), ( pode haver alguns "spoilers" ) em francês “Le femme du Vème” ou em inglês “ The woman in the fifth” é uma produção franco-polonesa, dirigida por Pawet Pawlikowski. Ethan Hawke e Kristin Scott Thomas formam o estranho par romântico na trama de mistério. O protagonista é Tom Richs (Ethan Hawke), um escritor norte-americano que se muda para Paris, para se aproximar de sua filha. Já em Paris, depois de ser roubado, se hospeda em um hotel barato. Numa livraria, é convidado para uma festa, onde conhece uma viúva de um escritor húngaro (Kristin Scott Thomas), tradutora de livros, com a qual mantém um romance. Por outro lado, mantém um romance no hotel, com uma linda polonesa (Joanna Kulig, atriz polonesa). Por fim, é acusado de suspeito por um crime, pois seu vizinho de quarto é assassinado. Para livrar-se da acusação, tem como álibi o encontro com a viúva, em sua casa, porém, a polícia descobre que a mulher havia cometido suicídio em 1991. Mas toda es

Trabalho voluntário no Hospital Psiquiátrico: uma provocação para a vida

Participávamos de um grupo de jovens religiosos, no início da década de 80. Era um grupo incomum, porque embora ligado à igreja católica, recebia participantes sem religião definida, sendo um deles, inclusive, espírita. Formava um caldo interessante, porque os argumentos, ainda que às vezes, estéreis, produziam alguns encaminhamentos para discussão. Era realmente um agrupo eclético e ecumênico. A linha que nos norteava era a solidariedade com o próximo. Queríamos inconscientemente modificar o mundo, pelo menos minorar o sofrimento dos que estavam a nossa volta. Diversos temas vinham à pauta, tais como moradores de vilas pobres, desempregados, idosos do asilo, crianças sem acesso a brinquedos ou lazer. Era uma pauta bem extensa, mas houve um tema que foi sugerido por mim. Tratava-se de algum tipo de trabalho com os pacientes do hospital psiquiátrico. Houve de imediato, uma certa aversão e pânico pelos integrantes do grupo. Classificavam os transtornos mentais a partir da ag

Lascívia

Este conto é um desafio de uma oficina online, sobre a elaboração de um conto erótico com o protagonismo masculino. Carlos estava sentado na poltrona, ao lado da janela, entediado. Quem diria que ficasse assim, depois da reunião com os estagiários e as modelos excitantes que participaram da aula de pintura. Entretanto, nem a aula ou as mulheres faziam-no esquecer o homem que se atravessara na frente do carro, obrigando-o a parar quase em cima da calçada. Por um momento, imaginou tratar-se de um assalto, apesar da aparência de executivo. Mas quem poderia confiar num homem de terno e uma maleta embaixo do braço, hoje em dia? Dera uma desculpa, dizendo-se interessado em saber sobre as suas aulas. Carlos não respondera. Estava irritado demais para explicar qualquer coisa. Levantou-se, pegou um café e voltou a sentar-se, olhando o deserto da rua que se alongava além da vidraça. Não chegava ninguém, era o que pensava. Entretanto, não demorou muito e bateram na porta. Espiou