EVANOLI - PRÊMIO 260 ANOS DO EXÉRCITO

LIBERDADE PO�TICA - LETRAS LIVRES

EVANOLI RESENDE CORRÊA, artista plástica, foi a grande vencedora do concurso em homenagem ao aniversário dos 260 anos do Exército em Rio Grande. Concorreu com as obras "Tributo ao soldado riograndino" e "Sem fronteiras", sendo que a primeira obra conseguiu o 1º lugar entre todos os concorrentes e o quadro "Sem fronteiras", atingiu por sua vez o 3º. Isso quer dizer que, entre as obras selecionadas, ela obteve a premiação em duas obras num mesmo concurso, angariando a admiração das autoridades e demais pessoas convidadas ao evento.
No "Tributo ao soldado riograndino", a técnica usada é óleo sobre tela e espatulado, numa apresentação de três painéis senqüenciais, na qual a artista aborda uma nova postura do exército brasileiro, exmplificado aqui em nossa cidade, no sentido dos soldados depositarem os seus capacetes na divisa da cidade, não abandonando jamais a defesa e o permanente estado de alerta, mas engajados em novos projetos sociais, onde o cidadão brasileiro é a figura principal em suas metas. O militar associado ao civil, na busca de uma plena cidadania.Ao lado, ou juntamente a este cenário, está a Pátria Brasileira, representava pela fita verde-amarela que a identifica, integrando o homem e a sociedade.
A segunda tela vencedora "Sem fronteiras" apresenta a técnica óleo sobre tela e procura representar a atuação do Exército Brasileiro, a partir do encontro do albatroz com os vitrais da porta principal da antiga sede do Comando de Guarnição do Exército (QG), idealizado pelo mestre de obras e escultor João Casanova Calfoser, situado na rua Gen. Netto. Desta forma, o Albatroz da Sobrancelha Negra, imigrante das zonas Árticas e Antárticas que visita anualmente nossa cidade, especialmente a Praia do Cassino, demonstra a liberdade de ir e vir dos visitantes que ultrapassam nossas fronteiras, com objetivos amistosos. A eles é segurado usufruir de nossas belezas naturais, apreciar nossa paisagem física e humana, abastecer-se de nosso pão, moldados no respeito e na amizade, exatamente como fazem os albatrozes.
Evanoli possui muitas obras, inclusive algumas selecionadas em outros concursos, como o do 5º Distrito Naval de Rio Grande, no qual ficou entre as finalistas.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO : UMA PROVOCAÇÃO PARA A VIDA

PIOLHOS DE RICO

METÁFORAS CRUÉIS : desqualificação das mulheres e negros