Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 23, 2016

CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA

Kant, fundamentado em seu modelo do Apriorismo, afirma que todo conhecimento tem sua origem na experiência, mas não exclusivamente isso, porque a experiência somente é estabelecida através do conhecimento tácito, preliminar do homem, pelo menos no sentido mais raso do termo, destituído de qualquer investigação mais minuciosa.
Na verdade, segundo ele, o conhecimento se inicia com a experiência, mas esta sentença, de certa forma é arbitrária e não prova que o conhecimento em sua plenitude se deriva exclusivamente dela.
Se não vejamos, esta interpretação suscita uma série de questionamentos.
É aquela velha história do ovo e da galinha. Ainda existe esta controvérsia? Afinal após a descoberta do DNA, foi comprovado que o ovo veio antes da galinha, ou melhor, a pobre da galinha não passava de um ovo.
Esta seria sua primeira forma de vida. Afinal, a famigerada ave é uma espécie inglória, uma ave que não voa, não canta, tem um aspecto parvo e dorme em cima dum poleiro. Mas deixemos estas min…

UM CRIME NA CIDADE QUE SABIA DEMAIS - 8º CAPÍTULO

No capítulo anterior, tivemos contato com Seu Domingues, um idoso que ficava horas observando as pessoas na rua, sendo visitado por Marília, a moça da loja de conveniências, que lhe contara sobre a chega de um novo hóspede no hotel. Seu Domingues se irritara com o assunto, se perguntando, o que um detetive faria naquele fim de mundo. No capítulo a seguir, o 8º de nosso folhetim policial, o advogado e detetive Júlio Ramirez, encontra um amigo no bar, chamado Jairo. Como hoje é quinta-feira 23/06/16, publicamos o nosso folhetim "Um crime na cidade que sabia demais”.
CAPÍTULO 8
Júlio Ramirez era um detetive aposentado, como dissera à Rosa. Na verdade, nunca fora um profissional muito dedicado, muito menos com grandes vitórias no currículo, mas em alguns casos, fora especialmente primoroso. Às vezes, se dedicava até com paixão, mas precisava surgir uma fato muito envolvente para levá-lo a este estado de eficiência.
Naquela noite, estava conversando num boteco da cidade, com um velho ami…