Pular para o conteúdo principal

O DOCE BORDADO AZUL - 27º CAPÍTULO

Nosso folhetim está chegando ao fim. Hoje, apresentaremos o 27º capítulo, faltando apenas dois para o encerramento. O último capítulo tem o número 29. Lúcia descobrirá o corpo de Gustavo no quarto amarelo? Ele terá realmente morrido? Quem matara Irmã Carlota? Que acontecerá a Lúcia? E a Laura? A quem se destina o doce bordado azul? Na próxima quinta-feira, a sequência desta história eletrizante, como se anunciava antigamente.

Capítulo XXVII

Um diálogo reticente

Quando a encontrou desmaiada, Lúcia sentiu uma fisgada no peito. Não tanto pela situação deprimente, vendo-a fragilizada, sozinha, estirada no chão, mas principalmente porque sentia-se culpada, como se a houvesse traído. Ali estava ela, com a boca entreaberta, os olho semicerrados, perdida em seu mundo interior. Fez todas as tentativas para acordá-la, mas era em vão. Por fim, pensando em chamar o serviço de emergência, ouviu um gemido. Correu ao seu encontro e a viu abrir os olhos. Laura sinalizava alguma coisa, levemente com a mão, mexendo os dedos, mas a impressão que se tinha é que não reconhecia o ambiente. Estava angustiada, querendo dizer alguma coisa que não se atrevia. Molhava os lábios com a língua, apertando-os, impulsiva. Nos olhos, pequenas partículas de vidro cortavam-lhe continuamente a córnea, opacificando-a e causando uma dor interminável. Era a sensação que lhe causava a luz da janela. Quando viu Lúcia, porém, seu coração sossegou. Sua filha, ao seu lado, significava o respaldo para as suas vicissitudes. Então não estava sozinha.

Lúcia a olhava com um traço de aborrecimento, uma nuvem que ela não conseguia identificar corretamente. Perguntou o que lhe havia acontecido.

– Por favor, mamãe, fique quieta. Eu vou logo ajudá-la a levantar-se.

Laura percebeu que estava no chão, então sorriu, fingindo uma serenidade que não possuía.

– Agora dei para ter estes chiliques. Imagine, você.

– Mas não é normal, mamãe. Precisamos averiguar isso. Logo que melhorar, precisamos fazer uma consulta.

Depois de um pequeno silêncio, Laura parece ter lembrado de uma coisa imprescindível, sobre a qual precisa tomar providências. Falou baixinho, os olhos arregalados, saltando das órbitas.

– Lúcia, não posso ficar aqui, parada. Tenho que fazer uma coisa.

Lúcia a ajudá a levantar-se. Arrastou uma cadeira e ajoelhou bem próxima, segurando-lhe o braço. Sabia que não poderia erguê-la, por isso exigiu que sustentasse o corpo no braço esquerdo, para poder sentar-se. Laura obedeceu e em seguida, estava sentada na cadeira, ofegante.

– Fique um pouco aqui, quieta. Vou lhe trazer um copo d’água.

– Eu preciso tomar uma providência.

Lúcia voltou-se, irritada – o mundo não vai acabar. Fique calma.

Laura resmungou – você é que pensa. Já acabou.

Lúcia não lhe deu ouvidos. Voltou com o copo d’água e puxou outra cadeira, sentando-se a sua frente. Ficou um tempo observando a mãe, via-lhe os cabelos revoltos, caídos sobre a face muito pálida. A boca enfiada no copo, cujos lábios em torno da borda davam a sensação de uma dificuldade extrema de engolir. O peito arquejava. Fitava-a desconfiada.

Lúcia abaixou a cabeça, contrafeita. Tinha a impressão de que Laura sabia de tudo. Ela era imprevisível, sempre pronta a dar a última palavra, conhecendo todos os segredos, fuçando os destinos, desatando os silêncios.

Laura entregou o copo, que ela pegou rapidamente, como se lhe fosse dada uma ordem intransferível. Ficou segurando o copo junto ao corpo, pensativa.

Laura comentou, desinteressada: – você está cansada.

Lúcia não respondeu. Olhou em torno, desconhecendo as paredes. Aquela peça estava deixando-a nervosa. Era uma situação constrangedora, ficar ali, na frente da mãe, sem ter o que dizer. Então, pensou que seria melhor se acomodarem na sala.

Laura concordou e afastou-se cambaleante, dispensando o braço que Lúcia oferecia. Lúcia a seguiu de perto, deixou que sentasse em sua poltrona. Observou que procurava os tecidos que estavam sempre por ali, espalhados pela mesa, pela poltrona e até alguns pelo chão, sobre o tapete. Mas havia um, em especial, cuja ausência ela reclamava com os olhos. Lúcia conhecia a mãe, sabia que se faltava algum bordado em que estava trabalhando, se tornava desvairada de raiva. Deixou-se ficar ali, na soleira da porta, observando a cena, sem nada dizer. A qualquer momento, a mãe lhe chamaria a atenção perguntando pelo bordado. Nestes momentos, ela parecia um animal qualquer imiscuindo em tocas, revolvendo-se no lixo, procurando a caça. Ficava assim perdida e cega em seu empenho que nada via a não ser o que registrava na mente, cada vez mais irada e irrequieta.

Então, Laura levantou a cabeça e exclamou com voz rouca e ofegante – o meu bordado azul!

Lúcia não se atreveu a responder. Limitou-se a acompanhá-la na busca, ajoelhando-se perto dela e revirando os panos que estavam no chão, examinando-os minuciosamente, tentando identificar o que procurava com tanto afinco. Laura a impediu, segurando-lhe com firmeza, o braço: – não está aqui!

– Como sabe?

– Porque é um tecido grande, de dois metros mais ou menos. Eu apenas bordei uma extremidade – nisto ela parou subitamente a frase, lembrando onde tinha deixando o bordado. Estava no quarto amarelo. Estava atirado à cama ou talvez caído ao chão, sujando-se de poeira e talvez até sangue. Ficou apavorada, sem saber que atitude tomar. Levantou-se e sentiu a cabeça girar, assustada, temendo perder os sentidos novamente. Voltou a sentar-se, repetindo sem cessar: – meu Deus, e agora? O que vou fazer?

– Mamãe, que está acontecendo? Que tanta importância tem este bordado para a senhora, para deixá-la tão tensa, como se o mundo fosse acabar?

Laura a encara com um olhar insano e doentio. Lúcia afasta-se um pouco, senta no sofá, a sua frente, esperando uma explicação, mas Laura a questionava, considerando espantosa a falta de sensibilidade da filha.

– O mundo já acabou, sua tonta. O mundo acabou e você nem percebeu! Como pode me fazer esta pergunta absurda. É o meu bordado azul, que estou trabalhando há dias, com tanta dedicação e carinho. E agora, você vem me perguntar que importância pode ter pra mim? Toda a importância do mundo, só você não enxerga.

Lúcia esfrega uma mão na outra, baixando os olhos e a encarando de vez em quando, tentando articular alguma coisa. Acrescenta displicente: – a senhora tem tantos aí, por que não pega outro?

Laura está desequilibrada. Se pudesse, atirar-se-ia ao pescoço da filha e a esganaria para que jamais repetisse tamanha estupidez. Mas, como não poderia isso, chorou desconsolada, repetindo que não poderia perder aquele bordado e que precisava resolver as coisas o mais breve possível. Lúcia, penalizada, aproximou-se dela e acariciou-lhe os cabelos, quieta, percebendo que ela a olhava, como se Lúcia jamais a pudesse compreender.

– Lúcia, me faça um favor. Me traga uma bebida forte, uma vodca, uma cachaça, qualquer coisa, que me acalme, que me limpe a garganta e me tire este soluço, que está me matando.

Lúcia ia refutar o pedido, mas não teve coragem. Pesquisou na geladeira uma cerveja e trouxe, num copo, com a espuma escorrendo pelos dedos. Laura replicou que queria uma bebida forte e ela lhe trazia uma cerveja.

– Não sabemos o que você tem. Está muito estressada, é melhor não beber nada forte agora. Até porque não comeu nada, você não almoçou, pelo que eu saiba.

Laura pediu que a deixasse sozinha. Lúcia obedeceu. Também ela não tinha nada a dizer, pelo menos por enquanto. Por isso afastou-se para o seu quarto.

Atirou-se na cama e deixou-se ficar assim, parada, olhando para o teto, respiração mais forte, sentindo o pulsar do coração bem próximo à garganta. Pensou na mãe, concluindo que Laura não é mais a mesma mulher forte que sempre esteve ao seu lado, tomando a atitude que bem entendia, fazendo coisas surpreendentes, intrometendo-se em sua vida. Agora ela estava ficando velha e decadente. O pote tinha chegado ao limite, ao extremo de sua capacidade. E o que ela fez em toda a sua vida, foi enchê-lo de ilusão, de sentimentos falidos, de uma vida falsa e fatalmente a estava conduzindo para esta loucura.

Lembrava os momentos que passara com Bárbara, olhando aqueles terraços vazios, ao longe, sentindo com ela a melancolia que envolvia a sua vida, tão triste e vazia quanto a dela. Lembra de suas palavras, da dor intensa que sentira quando confirmara tudo em relação à mãe, quando contara que em todos estes anos, Laura se passara por ela, sugara a sua vida, vivendo-a por ela.

Lúcia empalidecera. Ajeitava de maneira involuntária os cabelos que crescidos, caíam-lhe aos ombros. Apertava os lábios finos compulsivamente, quase fazendo-os desaparecer do rosto. Os olhos grandes pareciam maiores, surpresos que estavam, fitando a outra como se esperasse uma conclusão diferente do que pensava, que tudo não passava de uma brincadeira idiota e que sua mãe jamais teria cometido ato tão absurdo. Mas aquele telefonema confirmava tudo. Laura não tinha como. Nem imaginava que Lúcia estava ali, bem próxima à Bárbara, ouvindo tudo e descobrindo o que fizera.

Bárbara estava agitada. Os olhos fundos salientavam olheiras intensas. A dor não amenizava e esta volta ao passado a conduzia a um abismo que não tinha fim. Mas era necessário, não por ela, que já não ligava para quase nada, mas por Lúcia, que percebera tão só e desamparada quanto ela. Naquele momento, eram duas pessoas estranhas, com passados totalmente diferentes, embora ligadas por fatos comuns na adolescência.

Lúcia estremece relembrando aqueles fatos e embora se sinta culpada por ter enganado a mãe, fingindo ir ao convento e ter ido à casa de Bárbara, não consegue esquecer que ela sempre a dominou e sempre manipulou a sua vida. De repente, as histórias começam ter algum sentido e até a morte de Irmã Dolores lhe vem à mente como se pudesse haver alguma influência de Laura no acontecimento. Ela a acusou certa vez de a ter matado e parecia conhecer tudo a cerca do convento. Estas elucubrações a assustavam. Não podia imaginar a mãe uma mulher fria, capaz de cometer qualquer ato cruel. Aqueles pensamentos persistiam em atormentá-la, por isso havia tomado uma decisão. Iria até o fim e faria o que fosse necessário para descobrir toda a verdade, mesmo que a atingisse.

Comentários

PULICAÇÕES MAIS VISITADAS

Estranha obsessão : um filme de muitas perguntas e poucas respostas

Estranha obsessão (2011), ( pode haver alguns "spoilers" ) em francês “Le femme du Vème” ou em inglês “ The woman in the fifth” é uma produção franco-polonesa, dirigida por Pawet Pawlikowski. Ethan Hawke e Kristin Scott Thomas formam o estranho par romântico na trama de mistério. O protagonista é Tom Richs (Ethan Hawke), um escritor norte-americano que se muda para Paris, para se aproximar de sua filha. Já em Paris, depois de ser roubado, se hospeda em um hotel barato. Numa livraria, é convidado para uma festa, onde conhece uma viúva de um escritor húngaro (Kristin Scott Thomas), tradutora de livros, com a qual mantém um romance. Por outro lado, mantém um romance no hotel, com uma linda polonesa (Joanna Kulig, atriz polonesa). Por fim, é acusado de suspeito por um crime, pois seu vizinho de quarto é assassinado. Para livrar-se da acusação, tem como álibi o encontro com a viúva, em sua casa, porém, a polícia descobre que a mulher havia cometido suicídio em 1991. Mas toda es

Trabalho voluntário no Hospital Psiquiátrico: uma provocação para a vida

Participávamos de um grupo de jovens religiosos, no início da década de 80. Era um grupo incomum, porque embora ligado à igreja católica, recebia participantes sem religião definida, sendo um deles, inclusive, espírita. Formava um caldo interessante, porque os argumentos, ainda que às vezes, estéreis, produziam alguns encaminhamentos para discussão. Era realmente um agrupo eclético e ecumênico. A linha que nos norteava era a solidariedade com o próximo. Queríamos inconscientemente modificar o mundo, pelo menos minorar o sofrimento dos que estavam a nossa volta. Diversos temas vinham à pauta, tais como moradores de vilas pobres, desempregados, idosos do asilo, crianças sem acesso a brinquedos ou lazer. Era uma pauta bem extensa, mas houve um tema que foi sugerido por mim. Tratava-se de algum tipo de trabalho com os pacientes do hospital psiquiátrico. Houve de imediato, uma certa aversão e pânico pelos integrantes do grupo. Classificavam os transtornos mentais a partir da ag

Lascívia

Este conto é um desafio de uma oficina online, sobre a elaboração de um conto erótico com o protagonismo masculino. Carlos estava sentado na poltrona, ao lado da janela, entediado. Quem diria que ficasse assim, depois da reunião com os estagiários e as modelos excitantes que participaram da aula de pintura. Entretanto, nem a aula ou as mulheres faziam-no esquecer o homem que se atravessara na frente do carro, obrigando-o a parar quase em cima da calçada. Por um momento, imaginou tratar-se de um assalto, apesar da aparência de executivo. Mas quem poderia confiar num homem de terno e uma maleta embaixo do braço, hoje em dia? Dera uma desculpa, dizendo-se interessado em saber sobre as suas aulas. Carlos não respondera. Estava irritado demais para explicar qualquer coisa. Levantou-se, pegou um café e voltou a sentar-se, olhando o deserto da rua que se alongava além da vidraça. Não chegava ninguém, era o que pensava. Entretanto, não demorou muito e bateram na porta. Espiou